segunda-feira, 20 de julho de 2015

Criopreservação das célualas estaminais


Este é um daqueles assuntos controversos, com opiniões divididas entre o positivo e o negativo.
Já li imenso, desde blogues, artigos, sites de criopreservação, o portal da saúde, a ordem dos médicos....enfim, um sem numero de informações, uns contra e outros a favor.
Eu tenho o meu kit pois fui a um workshop da Criostemanial onde o kit era grátis. Aproveitei sem compromisso algum e só depois é que conversei com o mais-que-tudo, com as pessoas que me rodeiam e fui pesquisar tudo. Até porque realmente a informação nesse workshop foi muito baixa e confusa (para uma primeira vez).
Nesta minha pesquisa cheguei a uma encruzilhada: os médicos não deveriam ser os primeiros a incentivar? Então porque são contra? E os enfermeiros? Isto realmente pode salvar uma vida ou é apenas um negócio de milhões?
Pois...
É impressionante todo o marketing à volta deste tema e a pressão que fazem nas gravidas. Aproveitam-se dos nossas hormonas mais sensíveis e neste caso é necessário termos um discernimento maior para tomar uma decisão como esta.
Para mim, a crioperservação é como um seguro de saúde em que os pais esperam nunca vir a precisar. É certo que a ciência avança e irá avançar muito nos próximos 25 anos, no entanto, e por toda a informação que recolhi, não me perece ser a solução garantida para todos os problemas de saúde no futuro.
Fala-se muito na leucemia, no entanto se a criança tiver leucemia as células do cordão umbilical serão células leucémicas clonais que nada irão contribuir para a cura na criança. E o bebé quando nasce precisa do sangue do cordão, com as respectivas células. No corpo humano ao longo da nossa vida, existem outras fontes de células estaminais adultas, como a medula óssea, mucosa nasal, sangue periférico, menstruação, córnea, retina, polpa dentária, fígado, pele, tracto gastrointestinal, pâncreas e tecido adiposo.
Posto isto e muito mais, não vamos fazer a recolha de células do cordão. Espero estar a tomar a decisão mais acertada de acordo com a minha mente e coração e nunca, mas nunca me arrepender no futuro...










1 comentário:

  1. eu também não vou fazer a criopreservação, mas vou doar as células estaminais. Já pensaste nessa hipótese?

    ResponderEliminar